Warframe no Steam Play

Warframe é um MMO Free to Play de ação e tiro desenvolvido pela Digital Extremes. O jogo é famoso por seu combate rápido e ação desenfreada. O arsenal de armas é gigantesco e você irá ter a sua disposição as mais variadas armas de fogo, espadas, arcos, bastões e outras mais possibilidades de ataque. O que determina sua vantagem na batalha é o uso correto dessas armas combinadas às habilidades de cada Warframe. Os Warframes são guerreiros Tenno que possuem habilidades específicas, que podem ir de suporte à mestres da infiltração. Todo esse grande sistema de combate está aliado à um sistema de progressão viciante e gráficos belíssimos. (Wikipedia)

Mostraremos aqui procedimentos para que você possa jogar este excelente jogo no Linux, graças ao suporte do Steam Play, pela empresa Valve.

Distribuição utilizada neste post – Fedora 28/29

Driver Nvidia – 418.56

1 – Dentro do diretório raiz do steam, crie um subdiretório chamado compatibilitytools.d:

$ mkdir -p ~/.local/share/Steam/compatibilitytools.d

2 – Baixe no link a seguir, o proton customizado pelo desenvolvedor Glorious EggRoll (Proton GE)

3 – Instalando o Proton Customizado:

Extraia o conteúdo do pacote dentro do diretório compatibilitytools.d criado anteriormente. O cliente steam deve estar fechado.

$ tar xvzf Proton-4.6-GE-2.tar.gz -C ~/.local/share/Steam/compatibilitytools.d

a) Faça login no cliente steam, clique no nome do jogo na sua lista de games e acesse a opção propriedades:

b) Na aba Geral, marque a opção Forçar uso de ferramenta de compatibilidade do steam play específica e depois selecione a versão do proton instalada, como abaixo:

c) Clique em fechar, abra o jogo e o launcher irá surgir, aceite o contrato de licenciamento e será efetuado o download dos arquivos mais recentes do jogo. Ao finalizar, a janela ficara como abaixo:

4 – Pronto! Seu jogo está preparado para rodar.

Destaques desta versão do Proton GE:

-DXVK atualizado para o git mais recente;
-FAudio atualizado para o git mais recente;
-Wine 4.6 trouxe um fix para o Launcher do Warframe.

Observações:

Manter um joystick sempre conectado ao computador. Não é necessário jogar através dele, mas ele deve ficar conectado pois o jogo dá crash em mais ou menos 5min de gameplay caso não detecte um controle plugado. É algum problema desconhecido provido de algum pacote faltante. Caso mesmo estando com um controle plugado o seu game ainda apresentar crash, talvez seja porque o game não tenha detectado corretamente. Este evento acontece geralmente quando você não está utilizando um controle de Xbox ou Playstation 4. Aconteceu comigo, pois eu utilizo um controle detectado pelo Steam como “genérico” (Logitech F310). Porém só prossiga com as dicas abaixo se ocorrer com você:

a) Instale o pacote xboxdrv e configure-o como serviço:

$ sudo dnf install xboxdrv -y
$ curl -O https://gist.githubusercontent.com/xarvh/6abfbd176a48e21886813e98480e9dc5/raw/96642aeea1a1f59d9f59cff5b6ecbb20362fdfd3/xboxdrv.service
$ sudo mv xboxdrv.service /etc/systemd/system
$ sudo systemctl enable xboxdrv
$ sudo systemctl start xboxdrv

Depois, acesse as configurações do Steam e então clique na opção Controle:

b) Clique na opção Configurações Gerais e, caso o seu controle seja de Xbox, marque a opção Ativar config. de controles de Xbox. Caso seja de Playstation, marque a opção Ativar config. de controles de Playstation. Para o meu caso, a solução foi Ativar config. de controles genéricos. Feche a janela, clique em OK e será solicitado que você reinicie o Steam client. Entre com seu usuário e senha novamente e teste.

Caso queira usar o HUD do DXVK, podes configurar as seguintes opções DXVK_HUD=devinfo,fps %command% 

Referências:

https://github.com/GloriousEggroll/proton-ge-custom/releases

https://linuxconfig.org/improve-your-wine-gaming-on-linux-with-dxvk

https://github.com/ValveSoftware/Proton/issues/167