Instalando o driver NVIDIA no Fedora – Desktops
Atualizado em: 01/04/2020 – Versão do driver 440.82
Olá,
Procurarei descrever neste HOW-to como instalar o driver da Nvidia no Fedora, devido verificar na internet que muitos tem dificuldades e não achar muita coisa em pt-br.
1 – Atualizando o sistema:
# dnf update -y
Reinicie o computador
2 – Instalando as dependências:
# dnf install kernel-devel-$(uname -r) gcc dkms kernel-headers make acpid libglvnd-glx libglvnd-opengl libglvnd-devel pkgconfig
3 – Adicionando o nouveau na blacklist:
# echo "blacklist nouveau" >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf
# dnf install vim -y
# vim /etc/sysconfig/grub
Na linha “GRUB_CMDLINE_LINUX=” adicione o parâmetro rd.driver.blacklist=nouveau
ficando mais ou menos assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX="rd.lvm.lv=fedora/swap rd.lvm.lv=fedora/root quiet rd.driver.blacklist=nouveau nomodeset"
Reconfigure o Grub:
# grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
# grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
4 – Realizando backup e criando uma nova imagem do initramfs:
# mv /boot/initramfs-$(uname -r).img /boot/initramfs-$(uname -r)-nouveau.img
# dracut --omit-drivers nouveau /boot/initramfs-$(uname -r).img $(uname -r) --force
5 – Baixando a ultima versão do driver Nvidia:
# wget -c https://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/440.82/NVIDIA-Linux-x86_64-440.82.run
6 – Instalando o driver:
Reinicie o PC. Assim que o sistema estiver UP, entre em modo texto com CTRL + ALT + F2 (tty2), entre com o seu usuário e senha e logue como root. Depois navegue até o diretório de download do driver, daí:
# init 3
# chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64-440.82.run
# bash NVIDIA-Linux-x86_64-440.82.run
Aceite o contrato e responda “yes” quando perguntado. Após finalizar a instalação, reinicie o seu computador ou:
# init 5
B) MÉTODO 2
Instalando a partir de pacotes via repositório negativo17:
Pré-requisitos: Ter o RPMFusion instalado e realizar os passos 1, 2, 3 e 4 do Método 1
a) Instalando o repositório no Fedora :
# dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-nvidia.repo
b) Instalando o driver e o suporte a NVENC, aplicações 32 bits, NVML, CUDA e DKMS:
# dnf -y install nvidia-driver akmod-nvidia kernel-devel nvidia-driver-libs.i686 vulkan cuda nvidia-driver-cuda cuda-devel
Esta instalação dará suporte a:
- Instalar a driver para suportar games;
- Suporte a games com suporte a Vulkan;
- Utilizar o nvidia-settings (painel de controle);
- Suporte a games 32-bits em um sistema 64-bits;
- Suporte a games 32-bits com Vulkan habilitado em um sistema 64-bits;
- Suporte a utilizar CUDA em softwares que possuam suporte
Bem, é isso. Dúvidas, críticas construtivas ou sugestões, deixe nos comentários.
Referências:
https://ask.fedoraproject.org/en/question/66187/how-to-disable-nouveau-and-install-nvidia/
http://negativo17.org/nvidia-driver/
Seus artigos são bem mais profundos. Já envolve mais conhecimento.
Bom artigo, já sei onde consultar para aprofundar mais meu conhecimento 🙂
Abraço e continuação!
Muito obrigado amigão. Fico feliz em receber feedbacks. Grande abraço. 🙂
como sempre mais umbelo tutorialdo mestre fedorento parabens amigão keep going!!!!!
O (uname -r) seria a versão do Kernel, se sim como devo colocar ou e só seguir o tutorial?
Basta seguir, Alison. vai funcionar corretamente. eu apenas usei caracteres coringas pra encontrar a versão que estou usando e passar para o comando.
Obrigado pela ajuda.
Perceba que antes há um “$” indicando que é uma variável que irá buscar a versão do seu kernel atual, não precisando conhecer qual é.
Estou a fazer alguns testes com distribuições linux que não seja o bom Ubuntu com Unity, e por eu ter uma placa híbrida encontrei alguns problemas com o Linux Mint, mas tenho sempre sucesso no Ubuntu mate e Ubuntu. Então, resolvi testar o Fedora, na verdade instalei hoje e tem 30 minutos, e se ao reiniciar a máquina não estiver com a tela preta, e tudo fruir como se deve pode ter certeza que muito se deve ao seu tutorial. Parabéns!.
Só que no caso há uma questão importante: Se você usa notebook com GPU híbrida, que foi o que deu a entender, você não fará uso da sua NVIDIA instalando por estes procedimentos. O Tutorial correto é este: http://acrelinux.org/ativando-o-nvidia-optimus-no-fedora/
Obrigado pela dica.
Ola, eu tenho um notebook com placa nvidia, tenho usado o optimus, mas ele não muda automaticamente sobdemanda como é no windows, tem essa parada chada de colocar “primusrun %command%” pra rodar os jogos na Steam, e deve ter outra parada equivalente pra rodar jogos, pelo wine, ou rodar outras aplicações gráficas como edição de video, imagem, e modelagem. Não queria ficar procurando qual é o comando pra alternar a GPU em cada programa diferente, queria um gerenciador nvidia igual ao do Ubuntu, em q apos ser instalado é só vc abrir e escolher qual GPU usar. Dados essas considerações tentei instalar o driver via negativo17, tanto pelo comando q vc colocou, quanto por esse outro aq: “# dnf config-manager –add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-nvidia.repo”
“# dnf -y install nvidia-driver nvidia-settings kernel-devel akmod-nvidia nvidia-driver-libs.i686 vulkan.i686 cuda nvidia-driver-cuda cuda-devel nvidia-driver-NVML-devel”
O resultado é q aparentemente instala, mas na pratica n abre a Steam (acho q por falha do suporte a 32bits), e o gerenciador nvidia aparece instalado mas tbm n abre.
Sabe qual pode ser o problema? Tem como fazer essa alternancia de GPU ser pelo gerenciador nvidia como no ubuntu? (tentei instalar pelo metodo uma vez e n consegui, mas se vc achar q da pra fazer oq eu quero, eu tento de novo) Muito obrigado pela ajuda, vc faz ótimos tutoriais.
Olá amigo. Obrigado pelo comentário. Bom, como explicado no post sobre o Bumblebee, os pacotes padrão do driver da NVIDIA não devem ser instalados no sistema, para não ocasionar este tipo de situação que você está passando. O recurso que você deseja aparentemente é possível no Fedora, conforme este projeto aqui: https://github.com/bosim/FedoraPrime, mas ainda não testei. Inclusive porque o autor homologou até o Fedora 23 e eu já utilizo o FC25. De qualquer maneira tentarei, e se obtiver sucesso realizarei o post ou em texto ou em vídeo, quem sabe ambos. Sobre os comandos relacionados ao NVIDIA optimus®, eles estão documentados aqui: https://fedoraproject.org/wiki/Bumblebee#Using_bumblebee_software. Espero poder ter novidades em breve a este respeito.
Os drivers da NVIDIA para aparelhos com GPU “não híbridos” não são recomendados neste caso, sendo que por enquanto deve-se utilizar o bumblebee. Você tem toda razão que é algo bem chato mesmo. No caso do Ubuntu a própria Canonical interveio e criou scripts com o recurso NVIDIA Prime. Você deve remover estes pacotes do seu notebook. Estou pesquisando um método que possa fazer este procedimento que você e outros usuários desejam, mas enquanto isso, o jeito é continuar no bumblebee.
Olá Greyson. Só uma dúdiva. Quando vc diz:
“UPDATE – 03/02/2017 – Repositório negativo17 alterado e suporte a Vulkan” – isso significa que para instalar via repositório Não precisa nem baixar nem instalar o Driver do site da Nvidia, como vc informa acima? Ficou meio confuso.
Certo. Fiz algumas alterações no texto para melhor entendimento.
Ok. Agora sim ficou mais clear.
Valew Greyson. Ajudou bastante.
Muito bom seu tutorial. Sempre fui usuario do debian, mas estou experimentando o fedora 25 estou gostando muito.
Só faltou a instalação do nvidia-xconfig e nvidia-settings.
E o comando para o mesmo:
#nvidia-xconfig
Olá Fernando. Que bom que está gostando. na verdade não faltou o nvidia-xconfig porque o instalador do binário da NVIDIA já faz isso no final. A não ser que você tenha respondido que não queria que ele rodasse o script pra você. Já após da instalação pacote do negativo17 não deve ser feito este procedimento
O método A funcionou perfeitamente bem.
Obrigado, me ajudou muito!
Segui os passos do método 2 e funcionou perfeitamente, muito obrigado pelo tutorial.
Só tenho algumas dúvidas de iniciante:
sempre que eu atualizar o kernel vou precisar editar o grub para não carregar o driver noveau?
Caso saia o Fedora 26, posso atualizar pelo terminal ou precisarei fazer uma instalação limpa devido a ter esses drivers instalados?
Obrigado 😀
Que bom que funcionou.
Sobre as suas perguntas:
1) não precisará editar o grub
2) Quando sair versões novas do sistema, você pode tanto fazer o update quanto uma instalação limpa, você escolhe.
Muito obrigado pelo rápido esclarecimento, abraço e sucesso 😀
eu devo ser um bosta só pode, já é a 8º tentativa que faço , formatei em todas as vezes para começar do zero, e não funciona, ou instala o aplicativo da nvidia, e ele não abre, ou não instala, e toda vez que logo abre o modo texto invés do modo gráfico, só bugs no linux, o dia que existir facilidade que é o proposito do SO eu volto a usar.
Olá,
Entendo a sua frustração. Uso Linux há quase 18 anos e passei pela mesma situação no início. Tente verificar novamente as configurações. Pois a maioria dos usuários consegue realizar o procedimento com sucesso na maioria das vezes. Qual é o modelo da sua NVIDIA?
O Fedora é o sistema mais estável q usei, mas tem várias paradas q poderiam ser mais fácil. Tenho usado o Deepin faz um mês, apesar de ter visto umas pessoas reclamando de bugs, eu ainda não tive problema com isso. Dá uma olhada nele, me economiza um tempo legal. É dê longe o Linux mais fácil de mexer, tem de tudo na loja, e as configurações são simples.
essa instalação deve ser feita, com UEFI, ou LEGACY?
Veja que no trecho “Configurando o GRUB” eu abordo as duas situações, tanto para legacy ou uefi. Então atenderá as duas situações
essa instalação deve ser feita, com UEFI, ou LEGACY?
Ola, eu utilizava o fedora 17 e instalava o driver pelo método A mas eu começava a partir do 5º item e funcionava normalmente, estou querendo voltar a usar o fedora mas não estou conseguindo instalar o driver nvidia, minha placa é a Gforce 8200M G (Notebook), tentei instalar pelo seus dois métodos mas não instalou, tentei baixar o driver NVIDIA-Linux-x86_64-384.98.run e também não consegui instalar. Poderia me dar uma dica? Se não me engano, a ultima vez que usei o fedora foi um teste no fedora 24 e instalei o driver pelo easylife na opção legacy.
Pois então. Como coloquei no título do passo-a-passo, este procedimento é para desktops. Para notebooks tenho 2 opções: http://acrelinux.org/ativando-o-nvidia-optimus-no-fedora/ (Bumblebee) e o Prime (somente testado no GNOME) http://acrelinux.org/nvidia-prime-no-fedora/
Tenho uma gt430 e fiz pelo método 2. Mas quando reinicio a maquina não aparece o gdm para login, trava na tela de load.
Minha placa grafica é uma nvidia 920m versão notebook, usei os dois métodos e nenhum funcionou, o metodo a, ainda aparece para por a passe do utilizador e despois só fica um ecrã preto com o mouse. O metodo b, nem aparece para por a passe e nem mouse.
Bom,
Como mencionado no título desta dica, trata-se de desktops. Para notebooks, há 2 tópicos:
1 – Usando o bumblebee: http://acrelinux.org/ativando-o-nvidia-optimus-no-fedora/
2 – Usando o Nvidia Prime (testado somente no GNOME): http://acrelinux.org/nvidia-prime-no-fedora/
Boa tarde,
Eu tentei o método dois, mas quando eu entrava no aplicativo “NVIDIA driver control panel” ele acusava que eu não tinha o driver instalado.
Não consegui resolver e agora vou tentar pelo método 1.
Obrigado
Nada pelo método 1 também.
Ele trava na entrada, em “Starting Switch Root”.
Meu equipamento:
Asus z170mPlus-br
i5 7400
ddr4 2x 4gb 2133 (Só estou esperando a placa funcionar pra colocar mais 8gb)
asus gtx 1070 exp.
Obrigado pela ajuda.
Estou usando Fedora 27 cinnamon…
[mazzini@localhost ~]$ /sbin/lspci | grep -e VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 630 (rev 04)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GP104 [GeForce GTX 1070] (rev a1)
Amigão, isso é um notebook correto? se for, realmente você não vai conseguir com este tópico. Se você quiser usar o bumblebee, sege o howto http://acrelinux.org/ativando-o-nvidia-optimus-no-fedora/. Mas se você quiser usar o prime, é aqui http://acrelinux.org/nvidia-prime-no-fedora/
Não. É um pc de mesa msm….
Devo tentar o bumblebee?
Uma dúvida.
Quando coloco o primary display como pcie, ele só funciona se eu por o multimonitor como enable, caso contrário volta pra cpu.
É normal?
Postei a saída do lspci pq achei estranho. Tem alguma alteração de bios que devo fazer?
Para fazer a instalação, devo estar rodando a máquina pela placa dedicada ou pela integrada?
Tente fazer este teste. É a primeira vez que vejo um desktop com duas interfaces de video. Geralmente, mesmo com a placa-mãe possuindo saida de video integrada, quando você usa a placa dedicada, o chip onboard nem aparece.
Cara, tinha desistido do Fedora. Tentei Mint, Ubuntu e, po rfim, ruindows. Nada também.
Entrei em contato com a asus, e me informaram que pode ser problema de hardware.
Postei no correio pra kabum hj. Acabei de reinstalar o Fedora! (que alívio!)
Mas o estranho é que ela funcionava com o NOUVEAU.
Vou aguardar o retorno da kabum agora.
Tomara que seja isso msm!
Obrigado e desculpe pelo transtorno!
Já testei vários procedimentos e não consigo fazer minha placa rodar com os Drives proprietário junto ao Fedora.
Vou experimentar esse esquema e volto pra falar oque deu.
Não consegui, deu problema aqui de novo.
É desktop mesmo? ou é notebook?
Olá, bom dia
Consegui fazer funcionar os drivers 304 (Método 1) e o 390 (Método 1 e 2) no Fedora 27, com LXDE e Gnome respectivamente.
Pra quem estava tentando e não conseguia instalar no Fedora 27 a ultima versão do driver Nvidia como descrita no tutorial, percebi que após a atualização de versão do driver 387 para o 390, agora funciona bem tanto método 1 e 2, claro o método 2 é um driver fortemente otimizado, seguindo os passos e usando o negativo17, sem usar os drivers do rpmfusion, aqui comigo não funcionou de maneira nenhuma, mesmo seguindo o tutorial do fusion, talvez no Fedora 26 vá, mas não testei, no Fedora 26 usava a mesma receitinha de bolo do site… Kkkkkk
No mais, você faz um belo trabalho e tens ótimas matérias no site, sou seu fã, siga assim, grande abraço e tenha um bom dia.
Após um tempo longe do fedora, instalei ontem na versão 27 pelo método 2. Funcionando perfeitamente. Obrigado mais uma vez.
Tenho uma GT 730 e o driver recomendado (390.67) não é mais compativel com o kernel 4.16.16 e não ocorre mais a instalação!
Olá Victor, para a série 700 o driver é o 304, conforme esta sessão do RPMFusion https://rpmfusion.org/Howto/NVIDIA?highlight=%28CategoryHowto%29#Legacy_GeForce_6.2F7
Ótimo tutorial! Funcionou perfeitamente no Fedora 29! Só um adendo: o pacote vulkan.i686 deu como “não encontrado” pra mim. Só removi o “.i686” e instalou corretamente (não sei se faz alguma diferença).
Outro detalhe é que, na hora do login, não aparecem 3 opções, e a opção principal (Gnome) já inicia com a Nvidia certinho =)
Fiz a instalação do Fedora 29 do zero, e esse foi o primeiro procedimento que fiz após a instalação.
Ficou perfeito! Mais uma vez, obrigado <3
Idem para mim.”o pacote vulkan.i686 deu como “não encontrado” .
“Só removi o “.i686” e instalou corretamente “
Corrigido e também, alterei a versão do driver para a mais recente no momento. Obrigado pelo feedback
Olá,
Estou usando o fedora 29 kernel 4.20, e ao tentar instalar o driver da nvidia, seja o 415.27 ou O 415.25 recebo o erro “Unable to load the ‘nvidia-drm’ kernel module.
Alguém poderia me ajuda?
Olá,
Estou usando o fedora 29 kernel 4.20, e ao tentar instalar o driver da nvidia, seja o 415.27 ou O 415.25 recebo o erro “Unable to load the ‘nvidia-drm’ kernel module.
Alguém poderia me ajudar?
Placa de vídeo Nvidia 830M – notebook.