Um pequeno guia sobre travamentos do desktop
Em um sistema Linux, uma das grandes vantagens é de o sistema raramente travar, só que como estamos acostumados com o Linux e não com o GNU/Linux, às vezes algumas pessoas confundem as coisas, por não separarem o Núcleo do sistema – Linux do GNU – Conjunto de programas que rodam sobre o Linux. Um professor na faculdade sempre dizia: “Meus filhos, o GNU é um porre! trava sim, mas o Linux jamais!“
Em tais situações, nem sempre é necessário reiniciar seu computador, pois isso pode danificar o sistema de arquivos ou levar a perda de dados.
Primeiramente, tente mudar para o modo de texto com Alt-Ctrl-F1. Se não funcionar, ainda há esperanças:
A tecla SysRq (Print ou PrtSc, na região superior direita do teclado) pode ajudá-lo a fazer uma reinicialização “limpa” de seu sistema travado.
A seguinte sequência de combinações de teclas são possíveis:
* ALT+SYSRQ+R (devolve-lhe o controle do teclado)
* ALT+SYSRQ+S (envia um sync)
* ALT+SYSRQ+E (envia um “term” – finalizar – para todos os processos, exceto o init)
* ALT+SYSRQ+I (envia um “kill” – matar – para todos os processos, exceto para o init)
* ALT+SYSRQ+U (monta o sistema de arquivos como “readonly” – somente leitura -, o que evita a execução do fsck na reinicialização)
* ALT+SYSRQ+B (reinicia o sistema sem os passos anteriores. Este é o chamado ‘hard reset’, ou seja, reiniciar “na marra”).
Após cada passo, aguarde um pouquinho antes de ir para o próximo; finalizar todos os processos, por exemplo, leva algum tempo. Em Inglês, há um jeito mnemônico de lembrar facilmente as letras necessárias: “Reboot System Even If Utterly Broken”ou “Reinicie o Sistema mesmo se Completamente Quebrado”
Mais uma dica pessoal, até o próximo!