Minha experiência com o Dell Vostro 3050 com Ubuntu
Depois de um bom tempo após a compra do Dell Vostro 3050, resolvi publicar aqui uma pequena análise do meu dia-a-dia com este aparelho:
É um notebook com tela de 15.1 polegadas equipado com um processador Intel® Core i3 de segunda geração e com Ubuntu 10.10 por padrão. Memória RAM de 4GB DDR3, gravador de DVD e disco Sata de 500GB. Tem um teclado muito responsivo ao digitar o que dá certo conforto. Imaginei que o mesmo era iluminado, mas isso não se tornou um problema. Sobre as conexões, há do lado esquerdo: 1 porta VGA, 1 HDMI, 2 USB 3.0 e conexão para fone de ouvido e microfone. Na frente está o leitor de cartão memória para padrões SD e xD. Do lado esquerdo: 2 portas USB 3.0 e 1 porta Ethernet. Também gostei muito do acabamento da tampa em inox como você pode ver na imagem abaixo:
Assim que chegou, ao ligar já verifiquei a primeira configuração, sendo esta uma instalação OEM, inseri meus dados para que fosse gerada a minha home. No geral, o notebook atende as minhas expectativas, já que faz muito tempo que deixei de gastar dinheiro à toa<– (selecione com o mouse essa parte) não jogo games hardcore e me dedico hoje a configuração e administração de servidores dos mais variados tipos, além de outros trabalhos sem falar no fato de poder ter um notebook para chamar de “meu”.
Antes de atualizar a versão que no princípio foi primeira coisa que me veio à mente, decidi testar a distro para ver como o note iria se comportar. Não encontrei bugs sérios, mas, não gostei muito do circuito de wi-fi ser incorporado ao de bluetooth. Resultado, ao usar rede sem fios e transferir arquivos via bluetooth, a velocidade da navegação cai assustadoramente. Posso dizer que isso é um ponto negativo. Sobre a bateria tem segurado a barra muito bem, em uso continuo usando 1 mouse espetado na USB a mesma conseguiu a façanha de 2h 30min até chegar a 10% de carga. Decidi então após umas 2 semanas atualizar para o Ubuntu 11.04, depois 11.10 e finalmente o 12.04 LTS e nesse estou até o momento.
Mais um ponto negativo que observei foi que ao utilizar o micro com Wi-fi e fora da tomada, por algum motivo que ainda não identifiquei, a interface simplesmente para de funcionar. Estou procurando uma solução para esta questão, talvez alguma configuração de ACPI possa resolver.
Sobre a Dell, posso dizer que o atendimento foi muito bom, como de praxe e o micro chegou dentro do prazo muito bem embalado. Só ainda fico na bronca por ela não vender equipamentos mais poderosos com Ubuntu. Na época (Novembro/2012) este era o mais “top” possível que saiu pelo valor de aproximadamente R$ 2.000,00 já com frete incluso e um desconto de R$ 100,00. Para o uso cotidiano considero ser um preço justo. Sou bem suspeito de comentar sobre Dell, já que gosto muito dos equipamentos comercializados por eles.
E você? gostaria que a Dell vendesse mais notebooks com Ubuntu? de repente algum da linha XPS? deixa o comentário aí!
A experiencia do consumidor como usuario de uma marca nao comeca so quando voce esta com o produto em maos. Ela comeca desde a busca pelo que voce precisa, passando pela compra, entrega, relacionamento com a empresa e o uso do produto. Faz tempos que eu queria voltar a escrever este tipo de texto narrando minha experiencia de usuario com algum produto. Esta e a minha experiencia de usuario com o notebook Dell Inspiron 1545 .