Acessando a rede IRC Freenode usando SSL

IRC

Olá pessoal,

Segurança nunca é demais e nós temos consciência disso. Então que tal acessarmos o nosso IRC usando SSL para criptografar o tráfego e ficarmos mais protegidos contra ataques? Pois bem, mostraremos como configurar o Xchat, Quassel e Konversation para este tipo de acesso. Você pode obter os detalhes sobre servidores e portas no site http://freenode.net

pagina.freenode

1- No Xchat:

Ao abrir o programa, na lista de redes, configure a identificação conforme desejado e clique em “Freenode” na lista depois clique no botão “Editar“:

Lista_de_Redes

Clique novamente em editar, altere a porta de 8001 para 7000, adicione seus canais favoritos no autojoin e marque as caixas conforme a imagem abaixo:

Editar_FreeNode

Clique em “ligar” e veja o log de conexão ao Xchat onde aparece o certificado ssl com a encriptação 2048 bits:

FreeNode

Observe ao usar o Whois percebe-se que você está conectado em uma conexão segura:

logadoxchat

2 – Configurando no Quassel:

Ao abrir o programa tecle F7 para acessar as configurações e depois na opção “IRC” clique no subitem Identidades para configurar o seu nick e algumas opções para o away e a mensagem de quit:

Quassel.Configurar.Identidades

Agora clique no subitem “Redes“, clique no botão adicionar, digite o nome da rede. Em detalhes da rede, clique em adicionar digite o endereço irc.freenode.net e altere a porta para 7000. Também marque a opção “use ssl connection” e depois clique em aplicar e ok:

Quassel-Configurar_Redes

Na janela principal, clique em conectar e selecione Freenode. Observe novamente no Whois que estou usando conexão segura:

quassel-logado

3 – No Konversation:

Ao abrir a janela, expanda clicando no “+” ao lado de Ubuntu IRC ou a rede que estiver configurado por default e clique em editar:

Server-ListKonversation

Adicione canais no seu autojoin e nas configurações de servidor e porta deixe como na imagem abaixo, sem esquecer de marcar a opção “Use secure connection (SSL)“. Depois clique em ok. Aproveite para alterar o seu nick, Auto identify e outras informações na opção editar do item identity (identidades):

Konversation-editar-servidor

Konversation-identities

Clique em conectar, digite whois <seu-nick> e veja novamente que estarás usando conexão segura:

Konversation-logado

Espero ter sido claro na explanação. Dúvidas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos. Que a força esteja sempre com vocês.