Warframe no Steam Play

 

Warframe é um MMO Free to Play de ação e tiro desenvolvido pela Digital Extremes. O jogo é famoso por seu combate rápido e ação desenfreada. O arsenal de armas é gigantesco e você irá ter a sua disposição as mais variadas armas de fogo, espadas, arcos, bastões e outras mais possibilidades de ataque. O que determina sua vantagem na batalha é o uso correto dessas armas combinadas às habilidades de cada Warframe. Os Warframes são guerreiros Tenno que possuem habilidades específicas, que podem ir de suporte à mestres da infiltração. Todo esse grande sistema de combate está aliado à um sistema de progressão viciante e gráficos belíssimos. (Wikipedia)

Mostraremos aqui procedimentos para que você possa jogar este excelente jogo no Linux, graças ao suporte do Steam Play, pela empresa Valve.

1 – Instalando as dependências necessárias:

Fedora

$ sudo dnf install isomd5sum curl perl-Archive-Extract-lzma-Compress-unLZMA xz-lzma-compat

Ubuntu

$ sudo apt install winetricks tar lzma unlzma curl wget isomd5sum

2 – Baixe o game no Steam (link para o game)

3 – Instalando o patch para o DXVK

Baixe o pacote clicando aqui

Extraia o conteúdo do pacote dentro do diretório TOOLS do Warframe. Para acessar este diretório facilmente, siga estes passos:

a) Clique no nome do jogo na sua lista de games e acesse a opção propriedades:

b) Acesse a aba Arquivos Locais e depois clique no botão Navegar pelos arquivos locais…

c) Cole os arquivos extraidos do pacote warframe-linux-master.zip neste diretório (pode variar conforme a localização da instalação do seu jogo):

4 – Execute o jogo, irá ser realizado uma configuração inicial, que pode demorar um pouco dependendo do seu setup. Após este processo, o jogo deve abrir normalmente. Veja o que irá ocorrer:

Caso o game não abra, acesse novamente as propriedades do game e, na aba Geral, clique em definir opções de inicialização…, utilize a opção --firstrun e execute o jogo novamente.

Se ainda assim, o jogo não executar, é hora de verificar o que pode estar errado, o que provavelmente pode indicar alguma dependência faltante. Então, acesse novamente as propriedades do game, aba Geral, Definir opções de inicialização… e use a opção --debug. Execute o jogo novamente e o script irá parar no momento em que ocorrer o erro, o que dará uma pista do que está faltando instalar/configurar.

O resultado após tudo estar correto é este:

Observações:

Manter um joystick sempre conectado ao computador. Não é necessário jogar através dele, mas ele deve ficar conectado pois o jogo dá crash em mais ou menos 5min de gameplay caso não detecte um controle plugado. É algum problema desconhecido provido através das ultimas atualizações. Caso mesmo estando com um controle plugado o seu game ainda apresentar crash, talvez seja porque o game não tenha detectado corretamente. Este evento acontece geralmente quando você não está utilizando um controle de Xbox ou Playstation 4. Aconteceu comigo, pois eu utilizo um controle “genérico” (Logitech F310). Porém só prossiga com as dicas abaixo se ocorrer com você:

a) Acesse as configurações do Steam e depois a opção Controle:

b) Clique na opção Configurações Gerais e, caso o seu controle seja de Xbox, marque a opção Ativar config. de controles de Xbox. Caso seja de Playstation, marque a opção Ativar config. de controles de Playstation. Para o meu caso, a solução foi Ativar config. de controles genéricos. Feche a janela, clique em OK e será solicitado que você reinicie o Steam client. Entre com seu usuário e senha novamente e teste.

Não esqueça de que, ao solucionar a inicialização do jogo, remova todas as opções de inicialização utilizadas a menos que você queira usando o HUD do DXVK (ex. DXVK_HUD=devinfo,fps %command%) Caso você ainda tenha problemas, poste aqui nos comentários.

Referências:

https://gitlab.com/GloriousEggroll/warframe-linux

https://linuxconfig.org/improve-your-wine-gaming-on-linux-with-dxvk

https://github.com/ValveSoftware/Proton/issues/167

Greyson escreveu 113 artigos

Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas, gosta muito de telecom, redes de computadores, jogos, entusiasta de tecnologias livres, mais precisamente do GNU/Linux.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios

Você pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.