Mikrotik RouterOS – Gerenciando hotspot com User Manager

Introdução O User Manager é um sistema de gerenciamento de usuários, que pode ser utilizado para gerenciar: * Usuários HotSpot; * Usuários PPP (PPtP, PPPoE); * Usuários DHCP; * Usuários Wireless; * Usuários RouterOS . Neste tutorial, mostrarei como configurar o User Manager para fazer o gerenciamento dos usuários de um hotspot, partindo do pressuposto que o hotspot já esteja criado no Mikrotik RouterOS. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de criação. Mikrotik – Criando um hotspot Pré-requisitos * Pacote user-manager instalado; * Ter pelo menos 32MB de RAM e 2MB de espaço em disco. Para visualizar se o pacote user-manager está instalado, clique em System > Packages, conforme a imagem abaixo:

 

 

Mãos à obra! 1. Configurando o HotSpot para usar RADIUS Clique em IP > Hotspot. Na guia Server Profiles, clique no profile do hotspot que terá seus usuários gerenciados pelo User Manager.

 

Na guia RADIUS, marque a opção Use RADIUS e confirme em OK.

 

 

2. Configurando o servidor RADIUS Clique em Radius, em seguida clique no botão + para adicionar um novo servidor RADIUS. Em Service, marque a opção hotspot e informe o endereço (Address: 127.0.0.1) e senha (Secret: 123456) do servidor RADIUS.

3. Configurando o User Manager Em seu navegador digite http://192.168.0.123/userman, login admin, password em branco.

Agora é preciso informar ao User Manager onde está o servidor RADIUS. Clique em Routers > Add.

 

Clique em Credits > Add. Aqui é possível cadastrar créditos, com tempo (Em segundos) e valor determinado. Esta opção é muito útil

para venda de cartão pré-pago.

 

Clique em Users > Add. Informe o nome e senha para o novo usuário. Em Add time, adicone o crédito criado anteriormente, ou unlimited para que o usuário não tenha limite de tempo.

 

4. Testando o acesso ao hotspot Conecte-se a rede HotSpot e tente acessar um site qualquer, será exibida a imagem abaixo com solicitação de usuário e senha. Entre com as informações do usuário criado no passo anterior.

 

5. Informações sobre a conexão Acesse o User Manager, agora é possível verificar que existe um usuário ativo em Active users, clique em Show para veirificar.

 

Será exibida a imagem abaixo, com informações sobre os usuários ativos.

 

6. Fazendo log off Em seu navegador, digite o endereço do hotspot (http://192.168.1.1). Basta clicar no botão log off.

Este tutorial não tem a pretensão de cobrir todas as funcionalidades do User Manager, o intúito é apenas mostrar como fazer o gerenciamento básico de usuários de um hotspot. Dica: Assinem a lista MK-Brasil.

Até o próximo!

:wq!                                                                                                                                                                                                           Andrey Smith

Andrey Smith escreveu 4 artigos

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios

Você pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>