Instalando o Hamachi e o frontend Haguichi no Fedora

Segundo o Wikipedia:

O Hamachi é um programa de computador que simula uma Rede local, ou LAN (Local Area Network), permitindo que pessoas à distância tenham acesso ao computador ou computadores alheios, principalmente para jogos, como se estivessem realmente ligados em LAN.

Este programa permite também que jogadores que usam um router possam hospedar jogos (caso o usuário tenha acesso ao roteador, ao invés de utilizar o Hamachi, pode utilizar o Port Forwarding para enviar as conexões externas para um IP fixo, SERVER GAME no caso dos routers mais novos, e caso o problema seja Firewall, pode abrir as portas necessárias ou habilitar uma DMZ) através do fornecimento de um IP fictício. Entretanto as redes locais têm um característica singular que é a de permitir o compartilhamento de arquivos de computadores que estão na mesma rede, e é necessário tomar determinadas precauções para o uso desse programa.

Além de ser usado para rodar jogos como se estivesse numa LAN, ele permite a criação de uma VPN para tráfego seguro de dados. Como ele funciona pela Internet, não se deve esperar um desempenho de uma rede local (a menos que esteja local).

Esta dica irá mostrar os passos para você montar uma VPN sem precisar ter conhecimentos avançados de qualquer tipo de tunelamento:

Pré-requisito: ter o pacote redhat-lsb-core instalado.

1 – Baixando o pacote do Hamachi:

a) Para 32 bits:

wget -c http://www.vpn.net/installers/logmein-hamachi-2.1.0.174-1.i486.rpm

b) Para 64 bits:

wget -c http://www.vpn.net/installers/logmein-hamachi-2.1.0.174-1.x86_64.rpm

2 – Instalando o pacote:

a) Para 32 bits:

$ sudo dnf install -y logmein-hamachi-2.1.0.174-1.i486.rpm

b) Para 64 bits:

$ sudo dnf install -y logmein-hamachi-2.1.0.174-1.x86_64.rpm

3 – Instalando a interface Haguichi

a) Adicionando o repositório e instalando:

# dnf copr enable ztefn/haguichi
# dnf install haguichi

4 – Configurando o Haguichi:

a) Na primeira vez em que abrir, aparecerá a mensagem de que o hamachi não está configurado. Clique em “configurar” e será solicitada a senha de root. Caso o seu usuário esteja no grupo Wheel, digitar a sua senha será o bastante.

b) A partir daqui, o software já estará disponível para uso, podendo criar ou se juntar a uma rede existente.

haguichi

Pronto. Bom uso a todos. Críticas construtivas e sugestões são sempre bem-vindas. Comentem.

Referências:
http://www.vpn.net/linux
https://www.haguichi.net/download/

Greyson escreveu 107 artigos

Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas, gosta muito de telecom, redes de computadores, jogos, entusiasta de tecnologias livres, mais precisamente do GNU/Linux.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios

Você pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>