Instalando o driver NVIDIA (Desktop) no Fedora

Atualizado em: 10/05/2018 – Versão do driver 396.24 (versão ainda não disponível no negativo17)
NVidia_no_fedora

Olá,

Procurarei descrever neste HOW-to como instalar o driver da Nvidia no Fedora, devido verificar na internet que muitos tem dificuldades e não achar muita coisa em pt-br.

A) MÉTODO 1

1 – Atualizando o sistema:

# dnf update -y

Reinicie o computador

2 – Instalando as dependências:

# dnf install kernel-devel-$(uname -r) gcc dkms

3 – Adicionando o nouveau na blacklist:

# echo "blacklist nouveau" >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf
# dnf install vim -y
# vim /etc/sysconfig/grub

Na linha “GRUB_CMDLINE_LINUX=” adicione o parâmetro rd.driver.blacklist=nouveau ficando mais ou menos assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX="rd.lvm.lv=fedora/swap rd.lvm.lv=fedora/root quiet rd.driver.blacklist=nouveau nomodeset"

Reconfigure o Grub:

# grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
# grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

4 – Realizando backup e criando uma nova imagem do initramfs:

# mv /boot/initramfs-$(uname -r).img /boot/initramfs-$(uname -r)-nouveau.img
# dracut --omit-drivers nouveau /boot/initramfs-$(uname -r).img $(uname -r) --force

5 – Baixando a ultima versão do driver Nvidia:

# wget -c https://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/396.24/NVIDIA-Linux-x86_64-396.24.run

6 – Instalando o driver:

Reinicie o PC. Assim que o sistema estiver UP, entre em modo texto com CTRL + ALT + F2 (tty2), entre com o seu usuário e senha e logue como root. Depois navegue até o diretório de download do driver, daí:

# init 3
# chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64-396.24.run
# bash NVIDIA-Linux-x86_64-396.24.run

Aceite o contrato e responda “yes” quando perguntado. Após finalizar a instalação, reinicie o seu computador ou:

# init 5

B) MÉTODO 2

Instalando a partir de pacotes via repositório negativo17:

Pré-requisitos: Ter o RPMFusion instalado e realizar os passos 1, 2, 3 e 4 do Método 1
a) Instalando o repositório no Fedora 27/28:

# dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-nvidia.repo

b) Instalando o driver e o suporte a NVENC, aplicações 32 bits, NVML, CUDA e DKMS:

# dnf -y install nvidia-driver akmod-nvidia kernel-devel nvidia-driver-libs.i686 vulkan.i686 cuda nvidia-driver-cuda cuda-devel

Esta instalação dará suporte a:

  • Instalar a driver para suportar games;
  • Suporte a games com suporte a Vulkan;
  • Utilizar  o nvidia-settings (painel de controle);
  • Suporte a games 32-bits em um sistema 64-bits;
  • Suporte a games 32-bits com Vulkan habilitado em um sistema 64-bits;
  • Suporte a utilizar CUDA em softwares que possuam suporte

Bem, é isso. Dúvidas, críticas construtivas ou sugestões, deixe nos comentários.
Referências:

https://ask.fedoraproject.org/en/question/66187/how-to-disable-nouveau-and-install-nvidia/

Nvidia driver, CUDA tools and libraries

 

Greyson escreveu 113 artigos

Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas, gosta muito de telecom, redes de computadores, jogos, entusiasta de tecnologias livres, mais precisamente do GNU/Linux.

52 comentários em “Instalando o driver NVIDIA (Desktop) no Fedora

    1. Greyson comentou:

      Perceba que antes há um “$” indicando que é uma variável que irá buscar a versão do seu kernel atual, não precisando conhecer qual é.

  1. João Paulo comentou:

    Estou a fazer alguns testes com distribuições linux que não seja o bom Ubuntu com Unity, e por eu ter uma placa híbrida encontrei alguns problemas com o Linux Mint, mas tenho sempre sucesso no Ubuntu mate e Ubuntu. Então, resolvi testar o Fedora, na verdade instalei hoje e tem 30 minutos, e se ao reiniciar a máquina não estiver com a tela preta, e tudo fruir como se deve pode ter certeza que muito se deve ao seu tutorial. Parabéns!.

  2. Macgyver comentou:

    Ola, eu tenho um notebook com placa nvidia, tenho usado o optimus, mas ele não muda automaticamente sobdemanda como é no windows, tem essa parada chada de colocar “primusrun %command%” pra rodar os jogos na Steam, e deve ter outra parada equivalente pra rodar jogos, pelo wine, ou rodar outras aplicações gráficas como edição de video, imagem, e modelagem. Não queria ficar procurando qual é o comando pra alternar a GPU em cada programa diferente, queria um gerenciador nvidia igual ao do Ubuntu, em q apos ser instalado é só vc abrir e escolher qual GPU usar. Dados essas considerações tentei instalar o driver via negativo17, tanto pelo comando q vc colocou, quanto por esse outro aq: “# dnf config-manager –add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-nvidia.repo”
    “# dnf -y install nvidia-driver nvidia-settings kernel-devel akmod-nvidia nvidia-driver-libs.i686 vulkan.i686 cuda nvidia-driver-cuda cuda-devel nvidia-driver-NVML-devel”
    O resultado é q aparentemente instala, mas na pratica n abre a Steam (acho q por falha do suporte a 32bits), e o gerenciador nvidia aparece instalado mas tbm n abre.
    Sabe qual pode ser o problema? Tem como fazer essa alternancia de GPU ser pelo gerenciador nvidia como no ubuntu? (tentei instalar pelo metodo uma vez e n consegui, mas se vc achar q da pra fazer oq eu quero, eu tento de novo) Muito obrigado pela ajuda, vc faz ótimos tutoriais.

    1. Greyson comentou:

      Olá amigo. Obrigado pelo comentário. Bom, como explicado no post sobre o Bumblebee, os pacotes padrão do driver da NVIDIA não devem ser instalados no sistema, para não ocasionar este tipo de situação que você está passando. O recurso que você deseja aparentemente é possível no Fedora, conforme este projeto aqui: https://github.com/bosim/FedoraPrime, mas ainda não testei. Inclusive porque o autor homologou até o Fedora 23 e eu já utilizo o FC25. De qualquer maneira tentarei, e se obtiver sucesso realizarei o post ou em texto ou em vídeo, quem sabe ambos. Sobre os comandos relacionados ao NVIDIA optimus®, eles estão documentados aqui: https://fedoraproject.org/wiki/Bumblebee#Using_bumblebee_software. Espero poder ter novidades em breve a este respeito.

    2. Greyson comentou:

      Os drivers da NVIDIA para aparelhos com GPU “não híbridos” não são recomendados neste caso, sendo que por enquanto deve-se utilizar o bumblebee. Você tem toda razão que é algo bem chato mesmo. No caso do Ubuntu a própria Canonical interveio e criou scripts com o recurso NVIDIA Prime. Você deve remover estes pacotes do seu notebook. Estou pesquisando um método que possa fazer este procedimento que você e outros usuários desejam, mas enquanto isso, o jeito é continuar no bumblebee.

  3. Alessandro comentou:

    Olá Greyson. Só uma dúdiva. Quando vc diz:
    “UPDATE – 03/02/2017 – Repositório negativo17 alterado e suporte a Vulkan” – isso significa que para instalar via repositório Não precisa nem baixar nem instalar o Driver do site da Nvidia, como vc informa acima? Ficou meio confuso.

  4. Fernando comentou:

    Muito bom seu tutorial. Sempre fui usuario do debian, mas estou experimentando o fedora 25 estou gostando muito.

    Só faltou a instalação do nvidia-xconfig e nvidia-settings.
    E o comando para o mesmo:
    #nvidia-xconfig

    1. Greyson comentou:

      Olá Fernando. Que bom que está gostando. na verdade não faltou o nvidia-xconfig porque o instalador do binário da NVIDIA já faz isso no final. A não ser que você tenha respondido que não queria que ele rodasse o script pra você. Já após da instalação pacote do negativo17 não deve ser feito este procedimento

  5. Kowalski comentou:

    Segui os passos do método 2 e funcionou perfeitamente, muito obrigado pelo tutorial.
    Só tenho algumas dúvidas de iniciante:
    sempre que eu atualizar o kernel vou precisar editar o grub para não carregar o driver noveau?
    Caso saia o Fedora 26, posso atualizar pelo terminal ou precisarei fazer uma instalação limpa devido a ter esses drivers instalados?
    Obrigado 😀

    1. Greyson comentou:

      Que bom que funcionou.
      Sobre as suas perguntas:
      1) não precisará editar o grub
      2) Quando sair versões novas do sistema, você pode tanto fazer o update quanto uma instalação limpa, você escolhe.

  6. matheus comentou:

    eu devo ser um bosta só pode, já é a 8º tentativa que faço , formatei em todas as vezes para começar do zero, e não funciona, ou instala o aplicativo da nvidia, e ele não abre, ou não instala, e toda vez que logo abre o modo texto invés do modo gráfico, só bugs no linux, o dia que existir facilidade que é o proposito do SO eu volto a usar.

    1. Greyson comentou:

      Olá,

      Entendo a sua frustração. Uso Linux há quase 18 anos e passei pela mesma situação no início. Tente verificar novamente as configurações. Pois a maioria dos usuários consegue realizar o procedimento com sucesso na maioria das vezes. Qual é o modelo da sua NVIDIA?

    2. Macgyver comentou:

      O Fedora é o sistema mais estável q usei, mas tem várias paradas q poderiam ser mais fácil. Tenho usado o Deepin faz um mês, apesar de ter visto umas pessoas reclamando de bugs, eu ainda não tive problema com isso. Dá uma olhada nele, me economiza um tempo legal. É dê longe o Linux mais fácil de mexer, tem de tudo na loja, e as configurações são simples.

  7. Adelson comentou:

    Ola, eu utilizava o fedora 17 e instalava o driver pelo método A mas eu começava a partir do 5º item e funcionava normalmente, estou querendo voltar a usar o fedora mas não estou conseguindo instalar o driver nvidia, minha placa é a Gforce 8200M G (Notebook), tentei instalar pelo seus dois métodos mas não instalou, tentei baixar o driver NVIDIA-Linux-x86_64-384.98.run e também não consegui instalar. Poderia me dar uma dica? Se não me engano, a ultima vez que usei o fedora foi um teste no fedora 24 e instalei o driver pelo easylife na opção legacy.

  8. Fabio cardoso comentou:

    Minha placa grafica é uma nvidia 920m versão notebook, usei os dois métodos e nenhum funcionou, o metodo a, ainda aparece para por a passe do utilizador e despois só fica um ecrã preto com o mouse. O metodo b, nem aparece para por a passe e nem mouse.

  9. Mazzo comentou:

    Boa tarde,
    Eu tentei o método dois, mas quando eu entrava no aplicativo “NVIDIA driver control panel” ele acusava que eu não tinha o driver instalado.
    Não consegui resolver e agora vou tentar pelo método 1.
    Obrigado

  10. Mazzo comentou:

    Nada pelo método 1 também.
    Ele trava na entrada, em “Starting Switch Root”.
    Meu equipamento:
    Asus z170mPlus-br
    i5 7400
    ddr4 2x 4gb 2133 (Só estou esperando a placa funcionar pra colocar mais 8gb)
    asus gtx 1070 exp.
    Obrigado pela ajuda.

      1. Mazzo comentou:

        [mazzini@localhost ~]$ /sbin/lspci | grep -e VGA
        00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 630 (rev 04)
        01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GP104 [GeForce GTX 1070] (rev a1)

          1. Mazzo comentou:

            Uma dúvida.
            Quando coloco o primary display como pcie, ele só funciona se eu por o multimonitor como enable, caso contrário volta pra cpu.
            É normal?

      1. Greyson comentou:

        Tente fazer este teste. É a primeira vez que vejo um desktop com duas interfaces de video. Geralmente, mesmo com a placa-mãe possuindo saida de video integrada, quando você usa a placa dedicada, o chip onboard nem aparece.

        1. Mazzo comentou:

          Cara, tinha desistido do Fedora. Tentei Mint, Ubuntu e, po rfim, ruindows. Nada também.
          Entrei em contato com a asus, e me informaram que pode ser problema de hardware.
          Postei no correio pra kabum hj. Acabei de reinstalar o Fedora! (que alívio!)
          Mas o estranho é que ela funcionava com o NOUVEAU.
          Vou aguardar o retorno da kabum agora.
          Tomara que seja isso msm!
          Obrigado e desculpe pelo transtorno!

  11. FRANCIS RICARDO PEREIRA MELO comentou:

    Já testei vários procedimentos e não consigo fazer minha placa rodar com os Drives proprietário junto ao Fedora.

    Vou experimentar esse esquema e volto pra falar oque deu.

  12. Marcio Leitzke comentou:

    Olá, bom dia

    Consegui fazer funcionar os drivers 304 (Método 1) e o 390 (Método 1 e 2) no Fedora 27, com LXDE e Gnome respectivamente.

    Pra quem estava tentando e não conseguia instalar no Fedora 27 a ultima versão do driver Nvidia como descrita no tutorial, percebi que após a atualização de versão do driver 387 para o 390, agora funciona bem tanto método 1 e 2, claro o método 2 é um driver fortemente otimizado, seguindo os passos e usando o negativo17, sem usar os drivers do rpmfusion, aqui comigo não funcionou de maneira nenhuma, mesmo seguindo o tutorial do fusion, talvez no Fedora 26 vá, mas não testei, no Fedora 26 usava a mesma receitinha de bolo do site… Kkkkkk

    No mais, você faz um belo trabalho e tens ótimas matérias no site, sou seu fã, siga assim, grande abraço e tenha um bom dia.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios

Você pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.