Criando diagramas de rede no Libreoffice

LibreOffice_logoIrritado com muitas ferramentas para diagramação redes que para obter maiores opções somente mediante pagamento? Mark Oellermann da VRT, uma empresa de integração de sistemas da Austrália, tem uma alternativa para você.

A situação com diagramação para o software livre não é menos frustrante que a situação com o software pago. Se você faz um monte de este tipo de ilustrações técnicas em sua linha de trabalho, as chances são que você usar software proprietário Visio-like.  Realmente, é de ranger os dentes, não? ou então esquecer o senso de beleza e continuar com conjunto de formas do Dia, ou talvez utilizar Open Clip Art. E é aí que a contribuição de Marcos para LibreOffice é tão importante.

A coleção que ele projetou contém mais de 200 formas em variações claras e escuras: roteadores, racks de servidores, impressoras, desktops, laptops, telefones IP – praticamente tudo que você precisa, se você está no negócio de integração de sistemas, ou se você é responsável por TI infra-estrutura da sua empresa. Ele não é exatamente o estado da arte de fluxograma, mas fornece uma alternativa interessante.

vrt_libreofficeInstalando:

Abra o Libreoffice e vá até Ferramentas > Gerenciador de extensão e clique em adicionar e selecione o arquivo *.oxt do VRT que pode ser baixado neste link:

vrt0

vrt1

vrt2

Segue abaixo um exemplo de diagrama:

vrt4

É isso pessoal, até o próximo!

Greyson escreveu 107 artigos

Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas, gosta muito de telecom, redes de computadores, jogos, entusiasta de tecnologias livres, mais precisamente do GNU/Linux.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios

Você pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>