Conhecendo o LaTeX

Introdução

Existem muitos materiais de excelente qualidade disponíveis pela internet. Portanto, esse post não pretende ser um guia definitivo. Ao invés disso, pretende ser uma breve explicação para quem deseja iniciar-se no uso do LaTeX. Assim, precisamos responder algumas perguntas.

O que é o LaTeX?

Não! Não é o leite da seringueira! O LaTeX, que pronuncia-se “la-te-que” ou “lei-te-que”, é um sistema de preparação de documentos para a composição tipográfica de alta qualidade. Foi desenvolvido pela primeira vez em 1985 por Leslie Lamport e é baseado na linguagem TeX de Donald E. Knuth.

Como funciona?

O LaTeX não é um processador de texto! Geralmente, em um processador de texto, como o Microsoft Word ou o Libreoffice Writer, existe a preocupação em decidir o modelo do documento a ser usado, como tipo ou tamanho de fonte, pois na medida que vai se digitando, o texto já aparece na forma em que vai ser impresso. A consequência dessa forma de produção são autores desperdiçando seu tempo com projetos e um monte de documentos mal feitos.

Através da busca por uma excelente qualidade tipográfica, surge o poderoso sistema que baseia-se na ideia de separar o processo que envolve o modelo do documento do processo de criação do conteúdo. Isto é, o processo é feito em duas etapas: primeiro cria-se o arquivo fonte através de comandos que são digitados em um editor de textos de sua preferência; finalmente, esses comandos são compilados para gerar um documento de saída, por exemplo, um arquivo pdf. Consequentemente, os autores são encorajados a concentrar-se no tema que desejam produzir, ao invés de preocupar-se com a aparência de seus documentos.

Seria insensatez afirmar que o aprendizado do LaTeX seja algo fácil. Pode até ser cômodo criar um documento simples em processadores de texto, mas facilidade não é sinônimo de eficiência. No fim das contas, podemos perceber que o tempo investido no aprendizado do LaTeX compensará o tempo que seria gasto durante a execução de funções mais sofisticadas ou repetitivas. Afinal, quem nunca destruiu a estrutura de um documento após editar uma mísera linha.

Quem utiliza e quais seus recursos?

O LaTeX é muito utilizado por universidades, instituições e empresas de médio e grande porte para produção de documentos técnicos ou científicos, mas pode ser usado também para quase qualquer forma de publicação. Contém recursos para: composição artigos de periódicos, relatórios técnicos, livros e apresentações de slides; controle sobre grandes documentos contendo cortes, referências cruzadas, tabelas e figuras; composição de fórmulas matemáticas complexas; tipografia de matemática avançada com AMS-LaTeX; a geração automática de bibliografias e índices; typesetting Multi-linguagem; inclusão de obras de arte e processo ou cor spot; e, uso de fontes PostScript ou METAFONT.

No próximo post sobre o assunto, apresentarei alguns editores LaTeX.

Referências

Site oficial do projeto

LaTeX na Wikipedia

Curso de Introdução ao LaTeX da Universidade Estadual do Vale do Acaraú

 

Geowany Galdino escreveu 45 artigos

Assistente em Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Acre. Licenciado em História na mesma instituição.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios

Você pode usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>